terça-feira, 24 de julho de 2018

Aprenda a morrer enquanto estiver vivo, para poder renascer.


Morrer enquanto vivemos, nos dá a única oportunidade que temos de sair desse pacote, essa casca que estamos temporariamente.

Há uma parábola antiga que é repetida de geração em geração pelos grandes mestres espirituais da índia que ilustra este ponto.

Um viajante que vivia entre a índia e a áfrica em busca de produtos locais e animais e uma vez na selva ele viu milhares de lindos papagaios multicoloridos e decidiu capturar um papagaio e levar de volta como animal de estimação.
Em casa, ele manteve este papagaio numa gaiola e o alimentava, dava-lhe maravilhosas sementes, mel, tocava músicas pra ele e geralmente tratava-o muito bem, em uma viagem ao retornar a áfrica, dois anos depois ele perguntou ao papagaio se havia alguma mensagem que ele poderia entregar aos seus amigos papagaios na selva, e o papagaio disse ao se mestre para escrever que estava muito feliz em sua jaula e que ele estava adorando cada dia, e que transmitisse esse amor.

O homem retornou a áfrica, entregou a mensagem aos papagaios de volta a selva, antes que terminasse, um papagaio com lágrimas nos olhos caiu morto, o homem estava alarmado e decidiu que o papagaio deveria ser muito amigo do que estava na gaiola, e esta, provavelmente era a razão para a tristeza que o assolou.

Quando o viajante voltou à Índia, disse ao seu animal o que ocorrera, e antes de terminasse a historia, o papagaio arregalou os olhos, com os olhos cheios de lágrimas, e então caiu morto dentro da jaula. O homem estava espantado, mas concluiu que seu papagaio morreu de desespero ao ouvir a morte de seu melhor amigo lá na selva, o comerciante abriu a gaiola e tirou o corpo do pássaro para jogar fora. Imediatamente o papagaio voou para o meio das árvores do lado de fora. O comerciante disse:

- Então não estás morto? Porque fez isso? Você me enganou!
E o papagaio respondeu:

- Porque esse pássaro lá na áfrica me mandou uma mensagem muito importante..

- Que mensagem?

O comerciante quis saber

- Ele me disse: se quiser escapar de sua jaula, você deve morrer enquanto vive.

Devemos morrer enquanto vivemos para que sejamos capazes de olhar para trás de uma consciência desperta em nos vermos presos em nossas jaulas, que no nosso caso é nosso corpo, nossas limitações, nossas crenças."


Nenhum comentário: